Braz defende a continuidade do Programa Municipal de Concessão de Bolsas de Estudos

Vereador Braz ressaltou a importância do programa de bolsa de estudos 
durante pronunciamento na tribuna da Câmara

O Vereador Braz Andrade votou contra o projeto de lei Nº 489/2013 que acabava com o Programa Municipal de Concessão de Bolsas de Estudos. O projeto de autoria do Executivo previa que o benefício fosse extinto de forma gradativa e que os estudantes que já são atendidos pelo programa renovassem o benefício até a conclusão do curso. O projeto foi votado na sessão ordinária desta terça-feira (16) e rejeitado por 8 votos a 6.

Para o Vereador Braz, o fim do programa prejudicaria os estudantes. "Eu sou contrário a este projeto de lei porque a Bolsa de Estudos é uma forma de ajudar os estudantes carentes a ingressar no ensino superior. A grande maioria dos estudantes necessita de um auxílio como a Bolsa de Estudos, pois além das mensalidades que são caras nas faculdades particulares, tem ainda as despesas com livros, xérox, outros tipos de materiais e ainda os gastos com o transporte. Boa parte dos estudantes, que buscam uma bolsa de estudos, trabalha o dia todo e não ganha um salário que dê para cobrir todas as despesas. Geralmente são estudantes que também ajudam financeiramente em casa com a família", afirmou.

A justificativa da prefeitura, para por fim ao Programa Municipal de Concessão de Bolsas de Estudos, seria o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal que criou o Curso Municipal Pré Vestibular, com o objetivo de contribuir na aprovação de estudantes em universidades federais. 

O Vereador Braz acredita que isso não justifica o fim das bolsas de estudos. "O projeto que instituiu o cursinho gratuito Pré Enem e Pré Vestibular é importante, mas a gente sabe que o acesso as universidades federais ainda é difícil para os estudantes que vêm das escolas públicas. Independente do cursinho é necessário que os estudantes também tenham como auxílio as bolsas de estudos no ingresso as faculdades particulares", ressaltou. 

Votaram a favor da continuidade do auxílio da bolsa de estudos os vereadores: Braz Andrade, Adriano da Farmácia, Lilian Siqueira, Airton Zorzi, Flávio Alexandre, Hamilton Magalhães, Dr. Paulo e Nei Borracheiro. O programa que concede as bolsas de estudos foi criado em 2007 e já atendeu milhares de estudantes do ensino superior.
  
Alberto Alves
Assistente de Gabinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário