Ester Madeira recebe do Vereador Braz a comenda Nonô e Naná em homenagem a vida artística


A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira, (19), a entrega da comenda Nonô e Naná, a pessoas que contribuem no fortalecimento da cultura de Pouso Alegre. O Vereador Braz Andrade homenageou a artista plástica Ester Barboni Madeira, muito conhecida no cenário cultural da cidade.



O Vereador Braz lembra que a homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho dos artistas do município. “A comenda Nonô e Naná enaltece o trabalho dessas pessoas que foram agraciadas. A artista plástica Ester Madeira possui diversos trabalhos realizados e já participou de várias exposições na cidade. A Ester, através do seu conhecimento, realiza o sonho daqueles que pretendem ser um artista plástico. Ela merece receber essa homenagem por contribuir com a cultura local”, destacou.


Além de Ester, outras 14 personalidades receberam a comenda, todas indicadas pelos vereadores.


Conheça mais sobre Ester Madeira



Atividade artística

Artes Plásticas com especialidade em Óleo sobre Tela, Pintura em Tecido, Pintura em Gesso, Pintura em Cerâmica, Pintura Sacra, Reprodução de Flores, Paisagens e Objetos Inanimados.

Início da vida artística

Em 1990, tendo como maior incentivador o marido, Josino Camargo Madeira, quando ingressou no curso de Artes Plásticas com o Professor João Batista Magalhães.

Trajetória

Em 1982, participa da diretoria da JUP (Juventude Unida Pousoalegrense) como presidente de honra. Como aluna, participa da exposição do Professor João Batista Magalhães, na Galeria Artigas no ano de 1993. Na mesma galeria, participou, em 1994, de várias exposições de Óleo sobre Tela, do Professor Roberto Pereira, também como aluna. Em 1994, cursou Teclado Profissional na Escola Polimúsica e no ano seguinte Violão. Em 1997, participou do curso de Violão e Guitarra com o Professor Henrique Ambrósio. Voltou a cursar, no ano 2000, Teclado Profissional, desta vez com a Professora Fabiana Maiox. Ester Madeira realizou a primeira exposição própria em junho de 2000, chamada de “Pintando o Sete”, Óleo sobre Tela, na Galeria Artigas. A Exposição também foi realizada em 2001, 2002 e 2003. Também participou de desfiles das principais escolas de samba de Pouso Alegre, sempre como destaque nos carros alegóricos e com fantasias luxuosas, guardadas até hoje.
Ester está em pleno exercício de sua profissão em seu Ateliê, localizado na Galeria Loiola, na Avenida Doutor Lisboa, no centro de Pouso Alegre, onde faz seus trabalhos e ministra aulas de artes plásticas.

Cursos

Curso de Artes Plásticas, entre 1990 e 1994, com o Professor João Batista Magalhães, no Centro Cultural Overseas. De 1994 a 1999 realizou curso de Artes Plásticas com o Professor Roberto Pereira. Também fez cursos de aperfeiçoamento com os professores: Diva Ferreira Uehara, Cleide Rodrigues, Dionísio, Flávio Clemente, com o professor Demétrius em São Paulo, no ano de 2003, além de vários professores da Escola Profissional de Pouso Alegre.

Papel em prol da cultura pouso-alegrense

É continuar o trabalho que realiza, passando o ensinamento as pessoas que desejam aprender as artes plásticas e poder mostrar os trabalhos nas exposições que organiza.

Projetos futuros

Recentemente participou de uma nova exposição na Galeria Artigas em Pouso Alegre, dedicada ao filho Rogério Madeira, falecido há dois anos. “Um sonho que tive em minha vida foi aprender a pintura e eu consegui realizar. A partir de 1990 descobri a verdadeira arte. Hoje ajudo a realizar outros sonhos, que são dos meus alunos, aos quais passo tudo o que aprendi, com o maior carinho”. Ester Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário